Como cuidamos do nosso corpo por questões de saúde ou até mesmo de aparência, a nossa mente também precisa de ser cuidada. Ao longo do dia várias são as emoções que vivenciamos, no qual podemos passar de um estado de euforia para estado um estado de frustração sem sequer notarmos. Daí a grande importância de uma boa gestão emocional e não nos deixarmos influenciar pela situação.

 Quantas vezes, sais do trabalho frustrado por não teres conseguido terminar uma tarefa?

 Como é chegar a casa, cansado, e ter que preparar as coisas para o dia seguinte?

 Como te sentes quando tens que esperar no trânsito e te atrasas?

 

Estes são exemplos de situações pelo qual estamos habituados a passar no dia-a-dia e que o resultado acaba por nos limitar o pensamento!

 

Formas de mudar o estado emocional

1 – Posições poderosas

Mudar a fisiologia do nosso corpo para uma posição aberta e confiante vai influenciar a nossa mente, deixando-nos mais confiantes e FELIZES! Fazer este exercício todos os dias antes de ir para o trabalho ou até mesmo antes de uma saída com amigos vai ajudar a mudar o nosso estado emocional para um estado de recursos. Basta 2 minutos numa posição poderosa para alterares o teu estado.

 

2- Ancorar um gesto

Sempre que conquistamos uma vitória o nosso estado passa, inconscientemente, para um estado cheio de recursos. Esta é uma boa altura para associarmos um gesto durante 30 segundos (apertar a mão, tocar num ponto do corpo, …). Mais tarde, sempre que nos sintamos a precisar de recursos basta acionar esta mesma âncora para mudar o nosso estado.

Meditação

A meditação é um conjunto de técnicas que nos ajuda a focar em nós ou num objetivo que tenhamos. Pode ser comparada a uma conversa com o nosso estado interior.

Este tipo de exercício é usado por grandes filósofos, poetas, psicólogos, mas não só! Cada vez é mais frequente no nosso quotidiano, desde escolas a empresas praticam esta temática, em busca de melhores resultados, resultados esses que nos fazem conhecer melhor a nós próprios, identificando crenças limitadoras que nos possam estar a prejudicar ou então até a ajudar-nos a encontrar o nosso propósito de vida!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *