A palavra “Insónia” traduz a incapacidade ou dificuldade de entrar no processo de sono. Em Portugal 60% da nossa população total sofre de insónias onde 21%  corresponde aos jovens. Na seguinte tabela seguem as piores condutas de sono praticadas pelos Portugueses:

Descobre então 6 passos que te vão ajudar a dizer adeus às insónias:

Passo 1

Desliga o telemóvel 30 minutos antes de ires para a cama e fica longe de todas as formas de luz artificial como computadores, televisão, tablets e telemóveis.

Passo 2

Certifica-te que cobres todas as fontes de luz existentes no teu quarto:  os inimigos podem ser a luz de presença de uma televisão, o estore que não fecha totalmente, entre muitas outras coisas.

Passo 3

Agora é hora de garantir que não existem fontes de poluição sonora. Pode ser o cão da vizinha, os carros a passar na rua (pode ser hora se investir em vidros duplos) ou até num frigorifico menos barulhento.

Passo 4

Prepara o teu corpo e toma um banho de água morna ou quente conforme preferir antes de ires para a cama, isto irá ajudar o corpo a atingir um bom nível de relaxamento psicológico e muscular.

Passo 5

Prepara a tua mente e faz 10 respirações na seguinte cadência:

  • 4 segundos a inspirar
  • 16 segundos a conter o ar
  • 8 segundos a expirar

Ao inspirar eleva o umbigo e no momento de expirar tenta fazê-lo recuar o mais possível. A seguinte respiração vai possibilitar a chegada de ar a partes mais inferires dos pulmões, o que leva a tua mente a relaxar.

Passo 6

Coloca um bloco de papel na tua mesa de cabeceira e aponta todos os pensamentos que aparecerem na tua cabeça. Nesta fase esforça-te para pensar em tudo o que tens para pensar.

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