Controlar o ganho de peso na gravidez é fundamental para ajudar a evitar o aparecimento de problemas, como diabetes gestacional ou pré-eclampsia, que estão relacionados com o ganho excessivo de peso durante a gestação.

Para controlar o peso na gravidez é necessário saber o índice de Massa Corporal (IMC) antes da mulher engravidar e consultar a tabela de ganho de peso durante a gestação.

 

IMC

Classificação do IMC Ganho de peso recomendado durante a gravidez
< 18.5 Abaixo de peso 12 a 18 kg
18.5 a 24.9 Normal 11 a 15 kg
25 a 29.9 Excesso de peso

7 a 11 kg

> 30 Obesidade

Até kg

 

Para muitas mães, as preocupações em praticar atividade física durante a gravidez são óbvias.

Embora nem sempre te possas sentir com vontade de praticar exercício físico, existem muitos benefícios em manter a forma. Quando praticamos exercício físico o organismo liberta umas substâncias chamadas endorfinas (substância química do bem-estar) – esta substância atua naturalmente aliviando as dores do corpo.

A atividade física também reduz o stress e liberta adrenalina, serotonina e dopamina. Em conjunto, estes químicos têm um efeito animador, suprimem o apetite e criam uma sensação geral de bem-estar.

 

6 VANTAGENS NA PRÁTICA DO EXERCICIO FISICO DURANTE A GESTAÇÃO

  • Enviar mais oxigénio para o bebé;
  • Preparação muscular para o parto;
  • Aliviar ou prevenir dores nas costas;
  • Diminuir o inchaço das pernas e nos pés;
  • Ajudar a combater a incontinência urinária;
  • Mais energia, humor, noites bem dormidas e com mais resistência cardiovascular.
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