O consumo de açúcar em quantidades superiores às necessidades é um dos principais fatores que contribui para o aparecimento de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, cáries dentárias e de alguns tipos de cancro. Um vasto número de alimentos apresenta açúcar natural na sua constituição em teores suficientes para satisfazer as necessidades nutricionais do organismo.

 

Estes alimentos ricos em açúcar, além de serem de absorção rápida e contribuírem para a elevação do nível da glicemia (açúcar no sangue), são nutricionalmente pobres e ricos em calorias, sendo responsáveis pelo aumento de peso e consequências adversas associadas.

 

Quando falamos em açúcares, frequentemente pensamos em produtos processados, doces, chocolates ou mesmo o chamado açúcar de mesa. Estes produtos são, de facto, ricos em açúcares e o seu consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento dos problemas referidos, mas não são os únicos alimentos que os contêm.

 

Existem muitos produtos comuns na nossa alimentação que são ricos em açúcar, sem darmos conta, uma vez existem vários tipos de açúcares.

 

QUAL A QUANTIDADE DE AÇÚCAR QUE DEVO CONSUMIR?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de açúcar de adição não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente (cerca de 50g de açúcar por dia). Mas consegues alcançar maiores benefícios para a tua saúde se o consumo diário de açúcar for reduzido para 5% das calorias ingeridas (cerca de 25g de açúcar por dia).

Contudo, este valor é facilmente ultrapassável, não só pela escolha de snacks doces mas também pelo consumo de produtos cujo conteúdo em açúcares simples é desconhecido.

Atualmente, os açúcares simples estão vastamente distribuídos em muitos produtos comuns na nossa alimentação, não só em alimentos doces como bolos, bolachas, chocolates e refrigerantes, mas também em alimentos menos óbvios, como pão, salsichas e molho de tomate. Esta adição de açúcares simples aos produtos processados é feita não só para conseguir um sabor doce ou para disfarçar sabores menos agradáveis, mas também para aumentar a sua durabilidade.

Por isso deves ter atenção à quantidade de açúcar que adicionas aos alimentos, pois é muito fácil passares a quantidade recomendável por dia, uma vez que cada pacote de açúcar tem em média 5 a 6g de açúcar.

DICAS PRÁTICAS

Não te aconselhamos a reduzires de um momento para o outro o açúcar que adicionas ao café/chá/leite, deves reduzir de forma gradual, assim:

– Se colocas um pacote de açúcar inteiro, vai reduzindo aos poucos até usares apenas meio pacote, e vais sempre reduzindo gradualmente;

– Como substituto do açúcar refinado nas tuas preparações podes adicionar açúcar de coco, açúcar mascavado, canela ou um adoçante natural, como a Stevia.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *