Com origem no Japão, o chá matcha tem sido cada vez mais falado por ser um potenciador na perda de peso e pelos seus benefícios para a saúde.

 

O matcha, assim como o chá verde e o chá preto, é extraído da planta camellia sinensis, sendo as grandes diferenças entre estes tipos de chás a fermentação e a maturação das folhas.

 

Este é obtido a partir das folhas mais jovens do chá verde através de plantações protegidas da exposição solar, ao contrário das plantações do chá verde que são expostas ao sol. Ou seja, o seu processamento é menor, uma vez que as folhas não são aquecidas e são colocadas em sítios escuros para preservar os nutrientes naturais da planta. Após a recolha, as folhas são trituradas muito lentamente, num moinho de pedra, até que fiquem reduzidas a pó. Este pó por ser mais concentrado que os outros chás provenientes da camellia sinensis, possibilita resultados mais rápidos.

 

BENEFICIOS DA TOMA DE MATCHA

– Potenciador da perda de peso:

Por ser um chá verde possui catequinas na sua composição, que são substâncias que contribuem para a perda de peso;

 

– Antioxidante:

Apresenta propriedades anti-cancerígenas e um grande poder antioxidante (uma chávena tem maior poder do que dez chávenas de chá verde normal);

 

– Diurético:

Diminui a retenção de líquidos no organismo, o que auxilia a perda de volume e inchaço;

 

– Saciante:

Estimula a libertação de uma hormona responsável por enviar ao cérebro a informação que o estômago está cheio e assim conferir a sensação de saciedade;

 

– Energizante:

Ótima opção para substituir o café;

 

– Anti-stress:

O matcha possui uma quantidade cinco vezes maior de um aminoácido que estimula a atividade de um tipo de ondas do cérebro que estão ligadas ao relaxamento, concentração, alívio do stress e diminuição da pressão arterial;

 

– Rico em vitaminas e minerais:

Onde se destacam vitamina A , vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, potássio e fósforo;

 

– Outros benefícios:

Controla o colesterol, prisão de ventre e os níveis de açúcar no sangue.

 

COMO PREPARAR:

A melhor forma é ferver água, esperar aproximadamente cinco minutos para que arrefeça e então misturar o matcha. O seu sabor é muito idêntico ao do chá verde, embora um pouco mais forte. Não é aconselhado acrescentar o chá à água muito quente, pois o gosto pode ficar desagradável.

 

Dicas de consumo:

  • Beber matcha em vez de café;
  • Adicionar matcha a batidos e smoothies;
  • Misturar matcha nas papas de aveia;
  • Fazer granola caseira com matcha.

 

 

EFEITOS SECUNDÁRIOS

Apesar de ser considerada uma substância segura, não é recomendado consumir mais de 15 a 20g por dia.

 

O consumo excessivo de chás verdes pode causar alguns efeitos secundários como dores de estômago, insónias, dores de cabeça, irritabilidade, diarreia e azia. Estes efeitos adversos devem-se à grande concentração de cafeína presente na planta.

 

Apesar de não existir uma contraindicação específica para o chá matcha, crianças com necessidades nutricionais especiais, idosos e grávidas devem evitar o seu consumo.

 

 

 

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