Quando falamos em verão associamos ao calor, praia, roupas curtas e corpos mais expostos, pelo que a componente física assume um papel de enorme importância. Assim é no verão, ou próximo dele, que nos preocupamos mais com a alimentação de forma a tentar recuperar o tempo perdido para perder os quilos que fomos acumulando.

 

O nosso organismo funciona de maneira diferente no inverno e no verão. Na estação mais fria o corpo faz um esforço maior para manter uma temperatura constante e por isso ingerimos alimentos mais calóricos, para nos fornecer energia. Com a subida das temperaturas, ocorre uma alteração fisiológica no metabolismo do organismo e o corpo não precisa de consumir tanta energia para manter a temperatura interna. Assim, demoramos mais tempo a digerir os alimentos e precisamos, em consequência, de menos calorias. Este fator é bastante importante na alimentação e na escolha dos alimentos no verão.

 

No entanto durante o período de mais calor, as regras de uma alimentação saudável devem ser mantidas, sendo possível adaptá-las ao novo ritmo de vida dos dias de verão.

 

Para te ajudar deixamos-te algumas recomendações:

O equilíbrio nutricional é muito importante, por isso a tua alimentação diária deve ser variada e incluir os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo;

Inicia as tuas refeições principais com uma sopa de legumes;

– Evita pequenos-almoços e lanches como sandes mistas, bolos, croissants, pão de leite ou folhados;

– Não passes mais de três horas sem comer e aposta nos alimentos que saciam, como os hortícolas e os cereais;

– Mastiga muito bem os alimentos;

– Opta por alimentos bem cozinhados/passados, especialmente carne, peixe e ovos;

– Guarda os alimentos em embalagens e recipientes fechados, para que não haja o contacto entre alimentos crus e cozinhados;

– Certifica-te que os alimentos com leite e ovos estão bem refrigerados;

– Evita realizar refeições, especialmente as principais, em frente à televisão ou ao computador;

– Se as tuas refeições forem realizadas fora de casa, não adiciones molhos e acompanha-as sempre com legumes ou salada;

– Evita o consumo de refrigerantes. Prefere sumos de frutas naturais, sem adição de açúcar.

 

INGESTÃO DE ÁGUA

A água deve ser a tua bebida de eleição para manter o correto estado de hidratação. Deves ingerir em pequenas quantidades e frequentemente ao longo do dia, mesmo na ausência de sede. Podes aromatizá-la com ervas aromáticas, especiarias, pequenos pedaços de frutas ou hortícolas, para conferir cor e sabor à água. Mas não esqueças, não adiciones açúcar!

 

SUGESTÕES DE REFEIÇÕES/ALIMENTOS

– Fruta: fresca, desidratada, em polpa ou em sumo;

– Sandes que incluam vegetais como cenoura, pepino, alface ou tomate;

– Saladas;

– Pacotes individuais de bolachas sem adição de açúcar;

– Palitos de cenoura, pepino, aipo,…;

– Mini queijos.

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