Nos dias mais quentes de verão deves comer saladas e beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia como água ou chás gelados sem açúcar, para refrescares o teu corpo e evitares a desidratação.

 

Além disso, deves evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, refrigerantes e bebidas alcoólicas porque vão desidratar o teu organismo, aumentar a tua sede e favorecer a desidratação.

 

É igualmente importante não realizares refeições ricas em gorduras nem em grandes quantidades, porque vai dificultar a tua digestão, levando o teu corpo a ficar ainda mais quente, o que pode aumentar o risco de desidratação, principalmente em crianças.

 

Alimentos que deves preferir nos dias mais quentes

Nos dias de maior calor o mais indicado é consumires alimentos ricos em água, ou seja, que apresentam na sua composição mais de 70g de água. Estes apresentam baixo teor calórico e ajudam a desintoxicar o teu organismo. Alguns exemplos:

 

 

  • Morangos, melancia, melão, abacaxi, maçã;
  • Rabanete, tomate, nabo, couve-flor, cenoura;
  • Peixes;

 

Se tens dificuldade em beberes água, estes alimentos são uma excelente ajuda para manteres a hidratação, outra forma é aromatizares a tua água, para te ajudar damos-te uma receita:

 

ÁGUA AROMATIZADA COM LIMÃO E GENGIBRE

 

Ingredientes:

– ½ Limão

– 1 Pedaço de raiz de gengibre fresco

– 1 Litro de água

 

Preparação:

– Começa por cortar o meio limão em fatias finas;

– Adiciona o limão cortado e o gengibre fresco á água. Deixa repousar no frigorífico num mínimo uma hora antes de servir.

 

 

 

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