O estilo de vida acelerado em que vivemos leva-nos muitas vezes a seguir uma dieta pouco nutritiva, uma vez que temos uma grande facilidade em comprar alimentos pouco nutritivos. Pois basta chegar a uma máquina de venda automática e obtemos um snack com mais de 20 g de açúcares adicionados.

Provavelmente já ouviste falar várias vezes no termo “Superalimento”, inclusive já falamos de alguns superalimentos portugueses.

 

Mas sabes realmente qual é o seu significado? Se não sabes, este artigo é ideal para ti!

 

Os Superalimentos são um conjunto de alimentos que apresentam uma elevada quantidade de fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) com elevadas vantagens para a nossa saúde.

 

Ou seja, estes alimentos contêm altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes. A verdade é que o termo em si adequa-se bastante a certos alimentos. Os superalimentos fazem muito mais do que apenas responder às tuas necessidades nutricionais ou ajudar na perda de peso. Na verdade, estes alimentos podem-te ajudar a alcançar uma saúde melhor e melhorar a maneira como te sentes no dia-a-dia.

 

A spirulina, açai, erva de cevada, chia, goji e cânhamo são alguns exemplos de superalimentos. Se procuras complementar e ao mesmo tempo variar a tua alimentação, podes experimenta-los adicionando-os a sumos, batidos, sopas ou a toppings de saladas.

 

Beneficios dos Superalimentos

Quando combinados com a prática regular de exercício físico e uma alimentação equilibrada a adição destes superalimentos podem trazer benefícios em diferentes aspetos da tua saúde. Por exemplo pode melhorar a tua saúde física, saúde mental, fortalecer o teu sistema imunológico e aumentar a tua resistência a doenças. No entanto cada superalimento tem as suas características especificas.

 

É importante referir que estes não são um milagre, mas apresentam alguns constituintes nutricionalmente interessantes. O essencial é saberes complementar corretamente a tua dieta, acrescentando benefícios e promovendo de um modo geral o teu bem-estar.

 

 

 

 

 

Ingredientes:

– 5 cenouras

– 1/ 2 papaia

– 1/ 2 pepino

– 1 mão cheia de espinafres

Modo de Preparação:

  1. Começa por descascar todos os ingredientes,
  2. Depois corta-os grosseiramente e coloca-os no processador/varinha mágica;
  3. Tritura tudo até obteres um sumo;
  4. Podes servir fresco com pedras de gelo.

 

Sabias que existem alimentos que podem ajudar no teu bronzeado?

Sim, é verdade a alimentação tem influência em todos os aspetos do teu corpo, incluindo o bronzeado. Uma correta alimentação pode ajudar a manter uma pele hidratada e pigmentada durante mais tempo.

 

A capacidade de acelerar o processo de bronzeamento da pele é devido aos alimentos ricos em betacaroteno, uma propriedade responsável pela pigmentação da pele e produção de melanina, substância que dá cor à pele.

Regra geral quanto mais forte e vibrante for a cor do alimento, mais betacaroteno tem!

 

Assim sendo, os alimentos que te ajudam a desenvolver (e a manter) uma pele bronzeada de forma saudável são:

Cenoura: 

É dos melhores alimentos que ajudam a bronzear. É uma excelente fonte de betacaroteno, que contém boas quantidades de vitamina C e potássio e que ajuda a controlar a retenção de água;

 

Batata-doce: 

Acelera o bronzeado da pele e é uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo e ferro;

 

Abóbora: 

Apresenta elevadas doses de betacaroteno e uma quantidade considerável de vitaminas do complexo B, fósforo e ferro. Para além de ser um alimento que ajuda a bronzear, ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento;

 

Pimentos: 

Os pimentos amarelo, vermelho ou verde são ricos em cálcio e vitaminas antioxidantes que protegem os tecidos e as células do organismo, evitam o envelhecimento precoce e protegem a pele do sol;

 

Vegetais verdes-escuros:

Os brócolos, espinafres, couve e rúcula são alguns dos exemplos de vegetais que estão na lista de alimentos que ajudam a bronzear. Uma vez que são fontes de clorofila com alta concentração de vitaminas que contribuem para a manutenção do dourado da pele;

 

Beterraba: 

Esta é muito rica em betalaina, antioxidante amigo da pele e da sua coloração;

 

Manga:

É uma boa fonte de betacaroteno e rica em vitaminas que ajuda a intensificar o bronze da pele no Verão;

 

Papaia:

Fruta rica em fibras, contém enzimas que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Os antioxidantes presentes ajudam no controlo do envelhecimento prematuro, na prevenção de obstipações e na digestão.

 

De forma a garantir o bronzeado perfeito opta por manter um consumo regular destes alimentos, para que assim consigas ter uma reserva natural de betacarotenos e antioxidantes. O ideal é consumires diariamente 2 ou 3 porções destes alimentos pelo menos 1 semana antes da exposição solar.

 

Mas não te esqueças que, para além da alimentação equilibrada a hidratação é igualmente importante no que diz respeito à pele!