O estilo de vida acelerado em que vivemos leva-nos muitas vezes a seguir uma dieta pouco nutritiva, uma vez que temos uma grande facilidade em comprar alimentos pouco nutritivos. Pois basta chegar a uma máquina de venda automática e obtemos um snack com mais de 20 g de açúcares adicionados.

Provavelmente já ouviste falar várias vezes no termo “Superalimento”, inclusive já falamos de alguns superalimentos portugueses.

 

Mas sabes realmente qual é o seu significado? Se não sabes, este artigo é ideal para ti!

 

Os Superalimentos são um conjunto de alimentos que apresentam uma elevada quantidade de fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) com elevadas vantagens para a nossa saúde.

 

Ou seja, estes alimentos contêm altos teores de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais ou antioxidantes. A verdade é que o termo em si adequa-se bastante a certos alimentos. Os superalimentos fazem muito mais do que apenas responder às tuas necessidades nutricionais ou ajudar na perda de peso. Na verdade, estes alimentos podem-te ajudar a alcançar uma saúde melhor e melhorar a maneira como te sentes no dia-a-dia.

 

A spirulina, açai, erva de cevada, chia, goji e cânhamo são alguns exemplos de superalimentos. Se procuras complementar e ao mesmo tempo variar a tua alimentação, podes experimenta-los adicionando-os a sumos, batidos, sopas ou a toppings de saladas.

 

Beneficios dos Superalimentos

Quando combinados com a prática regular de exercício físico e uma alimentação equilibrada a adição destes superalimentos podem trazer benefícios em diferentes aspetos da tua saúde. Por exemplo pode melhorar a tua saúde física, saúde mental, fortalecer o teu sistema imunológico e aumentar a tua resistência a doenças. No entanto cada superalimento tem as suas características especificas.

 

É importante referir que estes não são um milagre, mas apresentam alguns constituintes nutricionalmente interessantes. O essencial é saberes complementar corretamente a tua dieta, acrescentando benefícios e promovendo de um modo geral o teu bem-estar.

 

 

 

 

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *